Blog

Torne seu trabalho até 15% mais produtivo investindo em plantas e flores

Torne seu trabalho até 15% mais produtivo investindo em paisagismo de interiores!

Além de mais eficaz,  um ambiente de trabalho com plantas e flores pode ser muito mais agradável que o tradicional escritório clean e formal.

Alguns estudos comprovam isso em números, demonstrando os benefícios do ambiente mais “verde”, de forma científica e objetiva.

Uma pesquisa realizada na área de psicologia da Universidade de Queensland (Austrália), conduzida por Alexander Haslam e outros pesquisadores, investigou o impacto das plantas e flores dentro do ambiente de trabalho.

Os principais pontos analisados referem-se a:

  • qualidade do ar;
  • concentração na execução de tarefas;
  • satisfação dos funcionários durante o período abordado. (Leia estudo “The relative benefits of green versus lean office space: Three field experiments”, disponível para compra em PDF  em https://psycnet.apa.org/record/2014-30837-001)

Segundo o estudo, Alex introduziu plantas e arranjos de flores em 3 escritórios, de forma que as intervenções pudessem ser sentidas a curto e longo prazo no ambiente de trabalho.

Em ambos os períodos, notou-se padrões significativamente positivos após a introdução do paisagismo interior.

Ficou evidente que o aumento de produtividade no escritório mais “verde”, comparado ao escritório com decoração “espartana”, foi de 15%.

Ao mesmo tempo, o engajamento no trabalho também se mostrou mais elevado, gerando um aumento consistente tanto na eficiência das atividades executadas, quanto na percepção de felicidade dos funcionários.

De acordo com a pesquisa, ficou claro o impacto positivo das plantas frente a sensações desmotivadoras relatadas pela equipe do escritório, dentre elas o tédio e apatia, de forma que a intervenção implantada contribuiu para o combate ao estresse, depressão e ansiedade.

Certamente, todos estes resultados confrontam a ideia de que a função do paisagismo de interiores tem efeito apenas decorativo.

Assim, a mensagem que Alex defende é que, ao decorar o ambiente de trabalho de forma que as pessoas se sintam em casa, com uma estética acolhedora, pode ser não somente mais agradável como também mais produtivo.

Algumas maneiras de se  fazer isso são através da:

assinatura de Folhagens G
  • decoração do espaço com flores e plantas;
  • utilização de elementos que tragam a sensação de natureza.

Em sintonia com o tema, Helen Russel, pesquisadora da Universidade de Surrey (Inglaterra), realizou testes com grupos de pessoas para medir a diferença de comportamento em relação a uma sala com plantas e outra sem plantas.

Para isso, utilizou-se de sensores capazes de medir a condutividade da pele, pressão sanguínea e batimentos cardíacos de cada participante, enquanto eram submetidos a algumas tarefas.

Posteriormente foi possível observar, através desses sensores, que os participantes da sala com plantas não somente apresentaram menor grau de estresse, como também se recuperaram do estresse da atividade em um período mais curto do que os participantes da sala sem plantas. “The Psychological Effects of Plants on People in Office (or other indoor setting) – Resumo disponível em http://www.premierplanters.co.uk/

Os estudos também apresentam benefícios em relação à saúde no trabalho. As plantas contribuem para a limpeza do ar, bem como para uma melhora na qualidade de vida durante as horas no escritório.

Logo, este ponto contribui para a redução de faltas de funcionários por motivos de saúde, gerando uma economia e retorno financeiro considerável para os empregadores, além de um ambiente de trabalho mais agradável e produtivo para todos. (Veja http://www.plantscape.com/power_of_plants.htm)

Portanto, seja através de vasos com plantas e folhagens ou através de uma assinatura de flores, ter elementos naturais e verdes em seu escritório é uma ótima ideia. Elas podem não somente deixar o espaço mais bonito e elegante, mas também contribuir para a formação de um ambiente mais saudável e engajado para sua equipe!