Blog

Como fazer seu buquê de flores durar mais tempo

Flor da Cidade | Ateliê de Flores Online

Quando a gente recebe um buquê bem lindo de presente, dá uma vontade de fazer o arranjo durar mais né? Pensando nisso, vamos compartilhar algumas dicas fáceis para que as suas flores permaneçam bonitas por mais tempo e encontrem as condições ideais para que sua casa fique com aquele cheirinho de flor fresca.

Tudo começa com a chegada delas. Em primeiro lugar, é importante retirar as flores do papel da embalagem e romper o fio que mantém o buquê. Assim, elas ficam mais à vontade 😉 Depois disso, escolha um vaso que seja de um tamanho legal para acomodá-las, e muito importante: não encha ele de água! A água em excesso acelera o apodrecimento das hastes e favorece a proliferação de microrganismos que podem trazer cheiro desagradável… Tudo aquilo que você não quer, certo? Por isso, coloque apenas o suficiente para cobrir as pontinhas dos caules (cerca de 5 cm), remova todas as folhas que possam ficar em contato com a água e troque-a a cada 2 dias, de forma a deixar as flores sempre com água transparente e limpa.

Aproveite a oportunidade da troca para cortar cerca de 1 cm da ponta das hastes na diagonal. Esse procedimento facilita a absorção da água pelas plantas, aumentando sua durabilidade. Se possível, execute o corte dentro de uma vasilha com água, de forma que não entre ar nos caules durante o corte. Assim, sobra mais espaço para a passagem da água quando há menos bolhas de ar dentro do caule. Em dias muito quentes, vale colocar água gelada no vaso para alegrar suas plantinhas e refrescá-las. Mas atenção! Nunca coloque pedras de gelo, pois o gelo queima as hastes das flores e com isso elas acabam durando menos…

Com o passar do tempo, é natural que algumas flores morram antes das outras. Essa é uma excelente oportunidade para remover as que já estiverem feias e criar um novo arranjo de flores com as que sobraram. Sabe aqueles potinhos de geleia, garrafas de vinho e tantos outros que a gente vê por aí em casa? Então, essa é a hora de deixar esses vidros floridos com mini arranjos e espalhar cor pela sala, quarto ou banheiro. Além de reciclar o buquê original, você de quebra estará deixando sua casa mais charmosa!

Se você é uma daquelas pessoas que não abrem mão de florir a casa com uma assinatura de flores semanal, cabe um cuidado extra: sempre entre as entregas lave bem o vaso! Só assim você elimina de vez os resíduos e microrganismos do arranjo anterior.

Por fim, uma última dica importantíssima. Deixe seu buquê em um local fresco e abrigado do vento e sol. Suas flores agradecem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *