Blog

PROTEAS – conheça essa flor pré-histórica

Você já conhece a protea? A protea é um gênero botânico que pertence à família Proteaceae e que abrange mais de 1400 espécies que estão presentes principalmente na África e na Austrália. As espécies têm beleza exuberante e impacto ornamental, apresentando flores com formas e cores peculiares, que podem atingir entre 12 e 30 centímetros de diâmetro. De acordo com os botânicos, elas estão entre as plantas com flores mais antigas que habitam a superfície terrestre!

As proteas são originárias de uma região onde hoje é a África do Sul. Seu aspecto rústico é uma característica que a flor possui por ser uma flor pré-histórica. Existem fósseis dessas flores que chegam a datar cerca de 100 milhões de anos!

Em 1735 foram batizadas pelo botânico Carl Linnares, tendo por inspiração o deus grego Proteus – que tinha o poder de metamorfose- devido ao fato da planta apresentar flores que mudam de forma conforme desabrocham. A espécie mais conhecida dentre elas é a Protea cynaroides (conhecida como Protea King), nativa da África do Sul.

Apesar de ser uma flor pré-histórica, a produção de proteas começou no Brasil há apenas 20 anos. Nesse processo de introdução das flores, foram trazidas sementes da África do Sul de diversas espécies da família, mas nem todas se adaptaram às condições climáticas e de solo do país.

A produção delas se difere da produção de outros diversos tipos de flores, uma vez que elas não ficam em estufas. As proteas são cultivadas em campo aberto, pois precisam de sol pleno para se desenvolverem da melhor forma possível, mesmo com a desvantagem das chuvas de verão que ocasionam perdas por excesso de umidade. Em algumas épocas e regiões mais frias do país, chegam até a entrar em hibernação por congelamento. O processo de cultivo é demorado, pois a planta leva oito meses para se enraizar no solo. Apenas após 3 anos surgem os primeiros sinais de flores, ainda pequenas e curtas. Apesar dos contratempos climáticos, é uma produção duradoura.

Qual o significado da Protea? A protea representa transformação, coragem e esperança. Em geral, todas as suas variações são bem mais resistentes e duradouras do que as flores normalmente costumam ser.

Como cuidar de uma protea? Quando estão em recipiente adequado e com água, podem ficar praticamente intactas por até duas semanas. A flor deve ficar em local fresco, longe do sol, do vento e ar condicionado. Normalmente também ficam bonitas mesmo quando desidratadas.

Onde comprar proteas em São Paulo: Em São Paulo existem algumas floriculturas que comercializam proteas. Uma dessas floriculturas é a Flor da Cidade! Aqui, nós vendemos buquês com composições belas e únicas que contém proteas e outras plantas e sementes, criando buquês lindos e impactantes para nossos clientes. As principais variedades que compõem nossos buquês são a Protea King e Protea Pink IceAlém dos buquês, também existe a possibilidade de realizar a compra de proteas avulsas, para aqueles que buscam um toque minimalista na decoração.

Aqui no ateliê, precisamos apenas de 1 dia de antecedência para realizar a entrega de um arranjo com proteas, dentro da cidade de São Paulo. O prazo aumenta para 15 dias caso você queira ter um buquê de noiva feito com proteas! 

Para acompanhar mais sobre as flores e nossos produtos, siga nossas redes sociais: @flordacidadesp. Em nosso blog, você pode conferir mais sobre esses e outros assuntos relacionados à flores. Até o próximo post!